50 mil estudantes da rede municipal não retornaram às aulas presenciais em Salvador, diz Smed
As aulas presenciais da rede municipal retornaram no dia 5 de fevereiro

Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Segundo dados divulgados pela Secretaria de Educação Municipal de Salvador (Smed), aproximadamente 40% dos alunos não retornaram às escolas municipais, desde que as aulas presenciais da rede retornaram, no dia último dia 5.
A pasta informou que, no total, foram realizadas 147.533 matrículas nas escolas públicas do município. Entretanto, mais de 50 mil alunos não compareceram às aulas até o momento. A secretaria ainda retificou que a situação não pode ser considerada uma "evasão escolar", pelo motivo das aulas terem retornado apenas há três semanas.
Com o intuito de incentivar o retorno dos estudantes às escolas, a Smed informou que vai direcionar agentes para realizar visitação ativa Às famílias da capital. As aulas passaram a ser realizadas de forma online a partir de março de 2020, quando a pandemia foi instaurada e adotou o modelo híbrido de ensino a partir de maio de 2021.
Protocolos de segurança contra a Covid-19 foram determinados pela prefeitura para que o retorno das atividades presenciais possam acontecer. Entre eles estão o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, além da disponibilização de álcool em gel nas dependências das escolas.
As únicas exceções servem para os alunos da Educação Infantil (0 a 5 anos), que não serão obrigados a utilizar máscaras durante as aulas ou para acessar a escola, sempre evitando contato físico e dos alunos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA), que não serão obrigados a utilizar máscaras, conforme o parágrafo único do art. 2º do Decreto Municipal nº 33.719, de 3 de abril de 2021.